Os arquétipos são modelos e características que estão guardados no inconsciente humano. Carl G. Jung, um psiquiatra suíço, que definiu os doze principais arquétipos. Fundador da psicologia analítica, para ele, alguns traços estão para sempre no inconsciente humano. Portanto, era necessário separá-los e classificá-los. Assim surgiu os arquétipos. O arquétipo do cuidador tem como objetivo cuidar do próximo. Porém, existem outras características.

Características do arquétipo

A principal característica é de fato cuidar do próximo. Também é conhecido como “prestativo”, “santo” e “altruísta”. Esse arquétipo sempre tem o amor como sua principal arma. Infelizmente, como tudo na vida, esse arquétipo tem um lado negativo. É comum que a pessoa seja explorada, por ser tão boazinha.

Como funciona para meu negócio?

Caso esse arquétipo seja o ideal para sua empresa, você deve cuidar do consumidor. Os principais segmentos empresariais que usam desse arquétipo é a saúde, educação e ONGs. Você deve investir em carinho e afetividade nos posicionamentos de sua marca: busque gerar identificação à uma causa, através de sua marca.

Vantagens do arquétipo

Se esse for o arquétipo ideal para sua empresa, as vantagens vão se mostrar na forma de confiança do consumidor. Ele dará aos clientes uma sensação de segurança. Isso pode estreitar os relacionamentos entre cliente/empresa. Esse arquétipo também desperta a generosidade e a bondade do consumidor.

Cores do arquétipo do cuidador

A principal cor do arquétipo do cuidado é o azul. É possível ver isso em marcas que usam desse arquétipo, como a Johnson’s e a Unicef. O azul inspira a calmaria e a autorreflexão. Estas são marcas importantes do arquétipo do cuidador.

Como ativar esse arquétipo?

Você pode ativar esse lado nos seus negócios e na sua vida, ao seguir as seguintes ações: Generosidade. Firmeza. Benevolência. Compaixão. Empatia.