Qual é a diferença entre storytelling e data storytelling?

storytelling

É uma técnica de contar histórias de forma envolvente e persuasiva, capaz de cativar e emocionar o público-alvo.

Ela é utilizada em produções audiovisuais, como filmes e séries, com o intuito de envolver o telespectador e gerar identificação. Utiliza-se elementos como personagens e ambientes para contar uma história com início, meio e fim.

Estabelece conexão emocional com o público, facilita a memorização da mensagem, diferencia você da concorrência, humaniza a marca e aumenta o engajamento do público.

Importância do Storytelling

Personagem, conflito, jornada, emoção e mensagem.

Elementos principais:

data storytelling

É uma estratégia cativante de contar histórias por meio de dados, de modo que a informação a ser apresentada fique mais acessível. É uma forma de apresentar dados muito mais eficiente.

É importante que você saiba sobre duas formas de contar a história: através visualização de dados e narração de dados. No primeiro caso, não é necessário um contexto, somente o relato dos dados coletados. Na narração de dados, um enredo é construído.

Como usar:

Fale sobre os insigths, pois evita que informações desnecessárias sejam adicionadas a sua história; Promova o compartilhamento; Invista em uma linguagem clara; Relacione palavras e imagens.

Principais ferramentas:

Google Seach Console; Stilingue; Jupyter notebook; Google Analytics.

saiba tudo sobre ESSE ASSUNTO no botão abaixo